•   Provincias
  •   Julio 19 de 2016

Brasil

La Compañía de Jesús no sólo es reconocida por su presencia universal en el campo de la educación. La acción social, por ejemplo, aparece como una de las principales características de los jesuitas, se percibe en todas las regiones donde está presente la Orden.

Missão

Nossa missão é o serviço da fé e a promoção da justiça, do diálogo intercultural e inter-religioso, restaurando a integridade e dignidade do ser humano, reincorporando-o à sociedade e estabelecendo relações justas com Deus, uns com os outros e com a Criação.

ESTABELECER RELAÇÕES JUSTAS COM DEUS

A globalização acelerou a expansão duma cultura que acentuou o sentido do indivíduo, a liberdade para escolher e um amplo acesso à informação; ao mesmo tempo, caracterizou-se pelo subjetivismo, pelo relativismo moral, pelo hedonismo e pelo materialismo prático. As rápidas mudanças culturais geraram, em muitas pessoas, um vazio interior, mas também suscitaram um interesse renovado pela religiosidade popular, uma busca de sentido e uma sede de experiência espiritual. Da nossa fé no Senhor surge o compromisso de estabelecer relações justas, olhando o curso da história da perspectiva dos pobres e marginalizados, aprendendo com eles e em favor deles.

Neste contexto, somos chamados a dar a conhecer o verdadeiro rosto do Senhor. Um Deus misericordioso que ama o ser humano sem medidas, que quer e deseja sempre restituir sua dignidade, sua alegria, sua força de viver. A fé é a nossa causa!

ESTABELECER RELAÇÕES JUSTAS COM OS OUTROS

No atual mundo globalizado, as forças sociais, econômicas e politicas não apenas fomentaram novas relações construtivas, entre os diversos grupos humanos, como também implicaram profundas divisões, aumentando a pobreza e a exclusão, a falta de equidade, e debilitaram as soberanias nacionais. Da nossa fé no Senhor surge o compromisso de estabelecer relações justas, olhando o curso da história da perspectiva dos pobres e marginalizados, aprendendo com eles e em favor deles.

Nas nossas sociedades divididas, somos chamados a construir pontes e a colaborar, nos nossos ministérios, para apoiar uma globalização na solidariedade e sem marginalização. A justiça é a nossa causa!

ESTABELECER RELAÇÕES JUSTAS COM A CRIAÇÃO

A espiritualidade da Companhia de Jesus (espiritualidade inaciana) sublinha o bom cuidado de todas as criaturas, apreciando a presença de Deus em todas as coisas. No entanto, a atual destruição do meio ambiente ameaça o futuro do planeta, deslocando muitas comunidades e afetando de modo especial os povos indígenas. Não se pode ficar indiferente e é preciso tornar-nos responsáveis pelo nosso lar, a terra.

Nos diferentes ministérios, temos a responsabilidade de fazer um apelo urgente a que se respeite a criação, como algo fundamental para manter uma correta relação com Deus e com os outros. O meio ambiente é a nossa causa!

Datos de la provincia

Provincial:

Miguel de Oliveira Martins Filho, S.J.

Dirección Curia Provincial:

Rua Territorio do Guaporé, 244 – Pituba
Salvador, Bahia - 41830-520

Teléfono:

[21] 2527-1116 / 2527-1391

Número de Jesuitas

524 jesuitas.

Sitio web:

http://www.jesuitas.org.br

Email:

socio@jesuitasbrasil.com

Centros Sociales —5—

Obras Sociales —4—

Equipos de la Red Jesuita con Migrantes —0—

    Misiones del Apostolado Indígena —3—