•   Principal
  •   Provincias
  •   Brasil

CJCIAS/CEPAT - Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social/Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (Curitiba)

Provincia:

Brasil 

Director(a):

 

Dirección:

Teléfono:

(041) 3349-5343

Sitio web:

Email:

cepat_cjciascuritiba@asav.org.br

Facebook:

Vínculo

Twitter:

Somos um Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social, que tem como horizonte o serviço da fé, com acento na promoção da justiça, pois são duas dimensões indissociáveis. De nossa parte, procuramos dar cumprimento à missão da Companhia de Jesus, tendo como foco atuar na formação político-cidadã, compreendendo o ser humano na sua integralidade. Para isso, desenvolvemos um Programa de Formação Político-Cidadã, formado por um conjunto de projetos sociais que tem o objetivo de trabalhar com o assessoramento de forma continuada, permanente e planejada, formando e capacitando lideranças, comunidades e movimentos sociais, em prol de uma cidadania plena e um mundo sustentável. Os conteúdos inseridos em nossos projetos sempre estão em concordância com os princípios construtores de uma democracia mais substancial do que formal, de uma atuação política popular, com o resgate do senso de participação. Por entender o ser humano em sua integralidade, consideramos fundamental o cultivo da espiritualidade, respeitando as diferentes vertentes religiosas. Nesse sentido, também temos como propósito ser um espaço de reflexão, diálogo e oração, abrangendo temas como as religiões, a cultura, a ética, a paz e a dimensão da fé em vista da possibilidade de construção de um mundo com relações sociais em harmonia com Deus, com o meio ambiente e entre homens e mulheres. Sendo assim, também desenvolvemos um Programa de Espiritualidade que prima pela realização de atividades que proporcionem a reflexão e a vivência da fé, em um mundo onde reina a lógica da produtividade e do interesse próprio e privado. Procuramos trabalhar em uma perspectiva libertadora, ou seja, a dimensão da espiritualidade, necessariamente, ao levar a pessoa a uma abertura para o transcendente, modifica a sua vida e faz com que a mesma seja um agente transformador das duras realidades em que está ou pode se inserir.

Fundado em 1990, o Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social de Curitiba, também conhecido como Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT), nasceu de um trabalho conjunto entre jesuítas e leigos especialmente ligados à Pastoral Operária, que naquele momento buscavam desenvolver ações voltadas para uma melhor compreensão quanto às transformações que ocorriam no mundo do trabalho.

Através do início da parceria com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU), em 2007, o centro impulsionou as ações e a abrangência, contribuindo, também, com o trabalho do IHU, por meio de artigos, traduções e atualização das notícias do dia. A partir de 2008, torna-se Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social (CJCIAS) e passa a integrar a Rede Jesuíta de Cidadania e Ação Social (SJ-CIAS).

Atualmente, o CJCIAS/Curitiba desenvolve duas frentes de trabalho: o Programa de Formação Político-Cidadã e o Programa de Espiritualidade.